domingo, 23 de outubro de 2011

Promessa é dívida...

Como havíamos prometido em um dos posts anteriores, especialmente chegou o grande dia: APRENDER A ESTAMPAR CAMISETAS COM STENCILLLLLLLL
p.s: graças a uma super parceria com o blog http://stencilando.kohl.com.br/


Materiais:

- Camiseta
- Mesa pra pintar a camiseta 
- Tinta de tecido
- Carimbo
- Stencil
- Pano
- Tampa do pote
- Fita Crepe


A Camiseta
Qualquer uma.
A mesa de pintar a camiseta
Para pintar a camiseta com menos possibilidades de borrar, que é uma coisa comum ao tentar estampar uma camiseta com stencil, é necessário uma tábua, um pedaço de compensado cortado do tamanho da camiseta. Para ajudar a camiseta a não ficar grudando no carimbo enquanto é pintada, é bom usar cola permanente de um lado. Isso ajuda bastante a evitar borrões.



A tinta de tecido
Bom, tem várias marcas de tinta de tecido Essas tintas vem em potinhos pequenos na faixa de 2 reais cada, e fazem em média 3 camisetas, e a qualidade delas é mediana. Mas se tiver oportunidade, compre tinta de serigrafia, que a qualidade é chuchu-beleza e rende pacas.(marcas: Gênesis e BM.)



O carimbo
Bom, esse carimbo você vai ter que fazer, não é nada complicado, é apenas um carimbo de madeira com uma esponja colada no lugar das “letrinhas”. Se conseguir um carimbo com a base grande, você só cola a esponja na base, se for um pequeno, corte um pedaço de madeira, faço um furo nele e encaixe o cabo do carimbo. Cole a esponja com super bonder ou cola de cano.


O stencil
Mas para pintar camiseta com ele , é interessante passar cola permanente no stencil também.
Passe do lado oposto e deixe secar por uns 15 minutos antes de usar-lo. 



O pano
É só para limpar as mãos, por que um pingo no dedo em mãos descuidadas pode acabar com a alegria de qualquer um. 
A tampa do pote 
Serve como paleta, você coloca a tinta nela, molha o carimbo e espalha por toda a esponja. É crucial uma paleta pra manusear a tinta.


A fita crepe
A utilidade disso vai ser explicada mais adiante.

Estampando a camiseta com stencil 
Então, com os materiais acima listados e com toda paciência que conseguiu reunir durante o dia, você está pronta(o) pra estampar sua camiseta com stencil. Vista a mesa com a camiseta escolhida, então passe a mão sobre a malha que está sobre a cola até que não sobrarem ondas no tecido. Se você não usar cola na mesa, é só deixar a malha bem esticada na mesa que resolve um pouco. Camiseta aposta, é hora de posicionar o stencil nela. Bom, coloque o stencil onde achar melhor, mas que quiser seguir o padrão, deixe mais ou menos uns 2 a 3 dedos de distância entre a gola e o corte mais alto do desenho, mas isso depende também do tamanho da estampa. Com o stencil já posicionado, agora você usará a fita crepe ao redor dele, assim evita borrões desnecessários. Agora só falta pintar. Pegue o carimbo e a paleta com a tinta, espalhe bem a tinta no carimbo, pressionando ele com cuidado e não abarrote ele de tinta. Agora vá com calma, pressione bem de leve o carimbo em cima do stencil e vá observando a quantidade de tinta que fica na malha, e vá aumentando a força na mão conforme achar melhor. Para estampas com mais de uma cor, pinte as cores claras antes das escuras esperando secar bem para não borrar. Tire com calma o stencil, tirando antes as fitas. Pra tirar a camiseta da mesa, use um cabide. Se tiver cola na meseta, é só afastar a malha com uma mão segurando com a outra o cabide. Após pintar, limpe os materiais, principalmente o carimbo que se deixar ele com tinta, com o tempo seca e terá que trocar a esponja. Agora espere secar e seja feliz! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário